Apesar de o projeto chegar até bem perto do campus, ele termina antes - seria como morrer na praia, depois de tanta espera. "-O metrô original foi feito há quase 30 anos e, se não formos contemplados agora, por exigência da Copa do Mundo, quando seremos?" reclama Francisco Krahe, estudante da UFRGS que tem aulas no Campus do Vale. Foi assim que surgiu o abaixo-assinado que tem agitado os estudantes e seus familiares. A partir de uma lista de discussão do curso de Ciência da Computação (CIC) originou-se o abaixo-assinado online que já conta com milhares de assinaturas.
Confira, abaixo, o texto abaixo-assinado:
Nós, cidadãos abaixo assinados, esperamos, sinceramente, com esse instrumento democrático, sensibilizar as autoridades responsáveis pela idealização, planejamento e concretização do Metrô - Linha 2 de Porto Alegre, para que o trajeto seja estendido até o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pelo que passamos a expor e requerer:Nossa Universidade é uma instituição com mais de um século de história, reconhecida nacional e internacionalmente, que ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação. Mais de 30 mil pessoas, entre estudantes e servidores circulam diariamente pela UFRGS. A maior parte delas trabalha ou estuda no Campus do Vale. Ao lado deste campus está a Santa Isabel (vila que possui a maior população de Viamão), onde a maior parte das famílias utiliza transporte de massas devido ao baixo poder aquisitivo. Dada a proximidade desta vila com o campus e pelas diferenças de tarifas entre os ônibus de Porto Alegre e de Viamão, boa parte de seus moradores utilizam os ônibus que saem do campus.Entre as diretrizes gerais da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana está "promover condições de acessibilidade dos cidadãos aos bens e serviços essenciais, ao trabalho, à moradia e ao lazer". Também deve esta "promover a ampliação da segurança e da qualidade de vida através do aumento da mobilidade e de acessibilidade de todas as pessoas, principalmente das mais carentes e/ou com mobilidade reduzida."Em vista do exposto, requeremos que o trajeto da Linha 2 do Metrô de Porto Alegre seja estendido até o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, não sendo possível por razões técnicas, ao menos até a Avenida Bento Gonçalves, próximo ao número 10 mil.
Se você quer contribuir ainda mais para melhorar a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ajude a divulgar o link do abaixo-assinado:
http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4327
0 comentários:
Postar um comentário