Pessoal...Passou essa metéria no Jornal Hoje e achei interessante para pasar para vocês.
Outra coisa: não recebemos nenhum artigo para o jornal que ficaram de enviar. Apenas a Marina e a Amanda enviaram já alguma coisa. Fico no aguardo até quarta.
Escolha da profissão. Esse é o drama de milhares de jovens. É difícil escolher entre várias profissões o que vamos fazer por toda a vida.
Por isso hoje vamos falar sobre o famoso teste vocacional! “Desde criança sempre soube que queria lidar com pessoas. Aí fiz alguns testes vocacionais para direcionar a área. Aí como tenho facilidade com saúde e biologia, pensei, medicina é uma coisa legal”, diz Luana Lima, 20 anos. Vitor Lacerda, estudante, diz que vai cursar engenharia mecânica e que a decisão foi baseada no teste vocacional. Com a quantidade de carreiras que há hoje, para esses jovens, fica cada vez mais difícil escolher que profissão seguir. Os testes vocacionais podem ajudar, podem ser uma luz. E são muitos os tipos que você encontra. Uma opção rápida é o teste de mapeamento de carreira. “O teste contém 40 perguntas. Quanto mais aquela frase tiver a ver com o que você valoriza, com o que você deseja, o que você busca e o que você conhece, você vai aumentando a pontuação”, orienta um especialista. O teste todo não leva mais que 15 minutos. “Achei legal, me deu uma outra visão sobre aquilo que eu quero. Me deu mais opções de como seguir na área que eu quero que é farmácia”, afirma Letícia Lobão, estudante. A interpretação do resultado deve ser feita por um profissional da área, como um psicólogo. “Tem duas coisas aqui que me chamam a atenção. Estilo de vida e dedicação a uma causa. Antes de eu falar, é preciso saber, como está o teu processo de escolha, você tem pensando em alguma carreira?”, pergunta Paulo Antonini, psicólogo. “A partir da resposta fica um sinalzinho para você pensar que tipo de médico eu vou ser, quantos empregos eu vou ter, para que eu possa me dedicar às outras coisas também”, orienta. A partir dos 16 anos, o jovem já pode fazer um teste vocacional. “É importante pesquisar a instituição que recomenda aquele teste. Se é um teste que tem conceito bem fundamentado, qual que é a base teórica por trás dele... Até porque hoje na internet a gente pode ter acesso a muita coisa, fala Tânia Moura, executiva de Recursos Humanos.
Os mais elaborados só podem ser aplicados por especialistas em orientação profissional. O custo pode ir de R$ 70 a R$ 3 mil. Com o resultado de um teste vocacional na mão o que é que uma pessoa faz? “Reflete bastante, procura entender se aquele resultado é ele de verdade, pode pedir ajuda para as pessoas mais próximas que ele confia de verdade, Olha só o que apareceu! Esse sou eu mesmo? E tomar cuidado. Se ele confia no diagnóstico, não brigue com o diagnóstico”. “Ele te dá subsídios para a tua escolha, por isso que é importante ter um teste na mão e saber qual é o caminho a partir de agora, diz Tânia Moura.
Beijos e até quarta-feira.
Da Shay
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário